quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PRIMEIRA MUTUAL DO ANO

        Na primeira mutual do ano é muito importante que seja trabalhado o tema da mutual como forma de abrir o programa.Deve ser algo especial e esperitual para que as jovens intendam o objetivo da escolha daquele tema.Eu esncontrei uma dinamica super legal que com umas modificações pode ser muito boa:

DINAMICA LUZ DO MUNDO

      

Duração: 20 min

Material: uma vela para cada participante, ambiente escuro (ideal se for feito a noite ou em sala que possa ter as janelas fechadas), fósforo ou isqueiro, pedaços de papel, lápis ou caneta., durex ou barbante.

Sentados em circulo, sugerir que fechem os olhos e façam uma oração silenciosa, por alguns minutos; enquanto isso apague as luzes do ambiente.

Comentar sobre a escuridão do ambiente, se é confortável ficar assim sentado no escuro, o que eles fazem quando acaba a luz.

O coordenador acende uma vela e lê o texto de Mateus 5. 14-16
Perguntas: O que quer dizer este texto? Adianta eu acender esta vela e colocá-la atrás de mim? (coloque a vela acesa atrás de você) Melhora se eu colocar a vela a minha frente e mais para o alto? (mostre a vela) E se cada um de nós tivesse uma vela, ficaria mais claro?

O coordenador levanta e dá a cada participante uma vela, mas não acende. Ficou mais claro? Não, por que? O que falta?

Cristo disse que ele era a luz do mundo, de que luz ele está falando? Ele quer iluminar os cantos escuros do mundo, como? Através de sua Palavra, de seu amor, de sua morte na cruz.

O coordenador sugere que cada um acenda a vela do seu vizinho dizendo algo sobre Cristo e ele começa colocando a chama de sua vela na do vizinho do lado (atenção com os cabelos e com pingar cera derretida sobre as pernas), dizendo algo como: “Cristo te ama”, cada participante deve fazer o mesmo, com o vizinho ao lado, falando uma frase diferente.

Agora ficou mais claro o nosso ambiente, claro com a luz de Cristo. E o que Cristo diz desta luz, ela deve ficar escondida? O que nós devemos fazer com esta luz?

Deixar um momento de reflexão e oração; acender as luzes da sala e apagar as velas. Pedir que falem sobre o que pensaram e sugerir uma atividade para levar a luz de Cristo para outros:

Escrever num pedaço de papel o versiculo ou a frase que lhe foi dita ao acender a vela. Atar o papel à vela, com durex ou barbante (de forma que possa ler o escrito); presentear esta vela aos pais ou a um amigo.
 Acho que essa dinamica não pode ser feita na integra,por causa da norma da igreja que não é permitido acender velas na capela.Mas da para elaborar algo bacana com a ideia basica.
Voce pode fazer referencia ao emblema da organização que é a tocha,falar de seu significado,perguntar ou pedir que elas escrevam como podem brilhar em 2012.Use o artigo da aliahona de janeiro etc.

     Como parte pratica pode ser feita uma brincadeira como:

Com os olhos vendados uma moça tenta achar D&C 115:5 ,enquanto a outra tenta orienta-la, sendo assim uma luz para ela.
Tambem poderá ser feito um caça ao tesouro no escuro e como ela não acharão o tesouro, é entregue para uma das jovens uma lanterna que sera a luz para guiar as outras.
  Não esqueça de cantar hinos sobre o tema,eu gosto muito do hino:ALGUEM PRECISA DE SUA LUZ.
  Como lembrança pode ser dado uma uma lanterna para ser usada no acampamento ou um quadro com a tocha das moças e o lema para ser colocado em lugar visivel e assim lembra-las do tema do ano ou se suas moças não possuem o pingente da tocha essa é uma hora legal para presentea-las.Faça um lanche gostoso e comecem 2012 brilhando!! bjao.

Um comentário: